Sales in Action

STARTUPI, megaportal da comunidade de TI, selecionou grandes personalidades de vendas de TI, e convidou Dagoberto Hajjar para entrevistar estas grandes personalidades.

As entrevistas se transformaram em verdadeiras aulas para os vendedores e empresários de TI.

 

Cada entrevistado falou das 5 regras de ouro que fizeram com que ele/ela tivesse grande sucesso em suas carreiras.

Assista um "trailer" com as 5 regras de ouro

Sobre os entrevistados

Alexandre Maioral é presidente da Oracle Brasil. Foi empreendedor em Curitiba, sua cidade natal.
Iniciou sua carreira executiva na IBM, onde atuou por seis anos. Está há 10 anos na Oracle, onde liderou as principais unidades de negócios.
 

Carlos Carnevali foi Vice-Presidente da Cisco para América Latina e Caribe. Em 2007 foi premiado por fazer a América Latina alcançar a marca de US$1BI+ de faturamento FOB, e foi convidado para ingressar no Board Mundial da Cisco. Foi capa da revista Consumidor Moderno sob o título de “O Rei da Internet“. Atualmente é consultor de estratégia e vendas, e conselheiro de grandes empresas de TI

Cleber Morais foi alto executivo em empresas como IBM, SUN, Ayava, Bematech e Schneider. Atualmente é Diretor Geral da AWS Brasil. Em 2015, foi eleito “Executivo do Ano” pelo Valor Econômico.

 

Franklin Luzes é vice-presidente de inovação, transformação e novos negócios da Microsoft Brasil.     Iniciou sua carreira na Microsoft em outubro de 2002 e, desde 2013, é também vice-presidente da Microsoft Participações, uma subsidiária da Microsoft Brasil, criada com o objetivo de fomentar o ecossistema de startups no país. 
 

Jorge Sukarie é sócio fundador da Brasoftware, uma das maiores empresas Brasileiras de TI. Com 34 anos de mercado, a Brasoftware passou de R$ 2 Bilhões de faturamento e conta com mais de 35% de crescimento em 2020. Jorge foi presidente da ABES por 2 mandatos.

Luciano Idésio foi alto executivo em empresas como HP, IBM, Senior Sistemas e Linx. Foi Vice-Presidente de Channel Strategy & Development da SAP América Latina. Atualmente é Vice-Presidente da Thomson Reuters.

 

Marcelo Lombardo foi CTO (Diretor de Tecnologia), passou para vendas e marketing, e depois fundou a Omie, a plataforma número um em gestão (ERP) na nuvem do Brasil. Em sete anos, a scale-up é líder do segmento, com mais de 16 mil escritórios contábeis parceiros e mais de 68 mil clientes em todo país. 

Paulo Cunha trabalhou na Sisgraph, HP e Informix. Paulo foi country manager na Intel, diretor da Microsoft, country manager na Motorola e atualmente na AWS e é Head de Public Sector da América do Sul.
 

Renata Rico foi alta-executiva de grandes empresas como Oracle, SAP e atualmente lidera a área de Alianças e Canais da Salesforce na América Latina. Renata construiu uma grande carreira ajudando os canais a aumentarem seu desempenho no mercado.

Ricardo Brandão foi diretor de tecnologia e depois diretor comercial em uma empresa que oferecia soluções SAP. Em 2013 fundou a SkyOne, hoje com 8 anos de mercado e crescimento meteórico.

Sandra Vaz foi Vice-Presidente da Oracle, onde esteve por mais de 15 anos. Depois foi convidada para assumir a Vice-Presidência de Vendas e Canais na SAP América Latina. Atualmente é líder da área de Global Partners & Alliances da Red Hat América Latina.

Severino Benner é CEO e Presidente do Conselho Administrativo do Grupo Benner, empresa com mais de 20 anos no mercado de softwares de gestão e que tem o objetivo de simplificar os negócios de centenas de empresas, disponibilizando informações por meio de softwares e processos para otimizar resultados e facilitar a vida de milhões de pessoas.

Episódio especial sobre remuneração

Celso Malachias atuou como executivo de negócios em empresas multinacionais como Philips, IBM, Microsoft, EDS e RELTEC. Doze anos atrás o Celso fundou a DNA Hunter, empresa de Recrutamento e Seleção e consultoria estratégica em Recursos Humanos. A DNA tem grande experiência e vivência em recrutamento e seleção de vendedores, gestores e diretores de vendas para empresas de TI, tanto do mundo "on premises" quando SaaS e NUVEM.

Jorge Moukarzel conta com mais de 20 anos de carreira executiva, reconhecida e premiada, em empresas como Itautec, Equitel e Siemens, no Brasil e no exterior.

Em 2010 foi convidado a ser sócio da ADVANCE onde coordena toda a área de consultoria, contando com mais de 500 empresas atendidas com projetos em Planejamento Estratégico, Estruturação de Vendas, Estruturação de Canais e Planejamento de Marketing e Vendas, e Projetos de transformação do modelo de negócios de empresas de TI para incorporar ofertas de NUVEM.
 

Episódio especial sobre fusões e aquisições

Ruy Moura foi diretor de diversas empresas nacionais e multinacionais nas áreas de comércio exterior, infraestrutura, energia e tecnologia da informação. Ruy é sócio-fundador da ACQUISITIONS Consultoria, com mais de 20 anos de experiência empresarial, atuando como consultor em planejamento estratégico e operações de fusões & aquisições. Ruy também é fundador do maior Portal de pesquisa sobre Fusões & Aquisições no Brasil e já participou de dezenas de transações de F&A e centenas de avaliações em diversos segmentos e de vários portes. Autor diversos de artigos sobre M&A publicados em jornais e revistas especializadas.