iMonitor IT (Brazil IT market survey)
Estudo Trimestral do Mercado Brasileiro de TI
Agosto de 2022

flagusa.jpg
download_report.png
video-player.png

Assista o vídeo

Luz verde para TI: hora de correr e vender!

Segundo pesquisa feita pela ADVANCE, o mercado de TI cresceu 23% em 2021, crescerá 23,4% em 2022 e 22% em 2023. Nunca tivemos 3 anos de tamanha prosperidade na área de TI. O foco dos empresários deveria ser VENDER, VENDER e VENDER. E ter grande eficiência em vendas para garantir que está vendendo tudo o que poderia.

Este ano teremos 25% das empresas com crescimento acima de 30%, 16% delas com crescimento acima de 40% e 12% com crescimento acima de 50%. Entre as empresas com maior taxa de crescimento estão as empresas de desenvolvimento de software sob medida e fábrica de software, empresas de serviços de Nuvem, e empresas de desenvolvimento em Nuvem (SaaS).

Nem tudo são boas notícias. Tivemos 10.1% de inflação no ano passado e teremos 10.5%, segundo os empresários de TI, para 2022 e 2023. Tivermos e continuaremos a ter um aumento de salário por conta da falta de mão de obra (oferta x procura). Estes dois fatores, juntos, podem representar uma redução de 16,1% em margem nos próximos 3 anos.

O jogo mudou. O empresário que quer continuar jogando terá que pilotar um avião com duas turbinas. A turbina 1 é a receita recorrente que é um dos grandes benefícios de quem oferece produtos e serviços em Nuvem. A turbina 2 é MARGEM, ou seja, como fazer mais com menos e como fazer melhor. Aumentar a margem em um ambiente inflacionário e com tamanha falta de mão de obra é duplamente difícil. 

Nos últimos 3 meses eu estive muito envolvido com vários distribuidores de TI. A maioria deles está desenhando e lançando programas para ajudar revendas, integradores e ISVs. Isto é um grande avanço para o ecossistema de TI.

Os distribuidores já tinham um papel fundamental junto a revendas e integradores e neste momento, vão ajuda-los a redesenhar o modelo de negócios ou acelerar sua jornada para nuvem. Isto significa fazer com que eles tenham maior taxa de crescimento e maior margem de lucro.

A grande novidade está nos distribuidores colocarem foco em ISVs (empresas de desenvolvimento de software). Tipicamente os ISVs tinham uma relação direta com seus clientes e fornecedores. Com a NUVEM o distribuidor passou a fazer parte desta cadeia de distribuição e, agora, ajudará os ISVs na modernização de suas aplicações e estratégia de aumento de vendas. 

A modernização de um software aplicativo pode levar anos e custar o equivalente a 1 ano de faturamento da empresa. Alguns distribuidores estão montando times altamente especializados em técnicas e ferramentas para acelerar o processo de migração e modernização. 

Uma vez modernizada, a aplicação será colocada no catálogo de ofertas do distribuidor para que suas revendas e integradores possam vender aos clientes. Aqui o ISV conseguirá um exército virtual com uma cobertura e abrangência enorme do mercado. O ecossistema inteiro de TI será afetado positivamente.

Neste momento as oportunidades são muito maiores do que os desafios. Tanto que os empresários não se preocupam com a guerra da ucrânia, eleições do Brasil ou Copa do Mundo. As preocupações são: 1) como vou modernizar minha aplicação o mais rápido possível; 2) como criar novas ofertas em nuvem, agregando serviços e aumentando a margem de lucro; 3) como acelerar o processo de vendas para tirar o máximo proveito desta "janela de oportunidade". 

Termino com a frase de um chefe que sempre dizia "Do it. Just do it fast!"
 

Dagoberto Hajjar

Sobre as pesquisas

A ADVANCE faz, trimestralmente, uma pesquisa no mercado de TI para analisar a percepção dos empresários com o momento de mercado. Fazemos esta pesquisa desde 2008 e os dados históricos nos permitem estabelecer algoritmos de tendências, ajudando a estabelecer previsões.

 

Temas que são abordados nesta pesquisa trimestral:

  • Resultados financeiros das empresas de TI em nos últimos 2 anos

  • Investimentos feitos em quadro de colaboradores, marketing e vendas até o momento

  • Expectativas para o crescimento da economia e mercado de TI para os próximos 3 anos

  • Principais estratégias adotadas pelas empresas de TI

  • Investimentos previstos em quadro de colaboradores, marketing e vendas

  • Variáveis internas e externas que estão tirando o sono dos empresários de TI

  • Características das empresas de TI com alta taxa de crescimento

Receba as publicações e mensagens

Cadastre-se para receber publicações e mensagens da ADVANCE (opt-in)