iMonitor IT (Brazil IT market survey)
Estudo Trimestral do Mercado Brasileiro de TI
Maio de 2022

flagusa.jpg
download_report.png

Baixar o relatório completo

(a ser publicado)

video-player.png

Assista o vídeo completo

(a ser publicado)

Luz amarela para TI: hora de se preocupar!

Segundo pesquisa feita pela ADVANCE, o mercado de TI teve recorde de 23% de crescimento em 2021 e começou 2022 registrando recorde de 21% de crescimento no primeiro trimestre com expectativas de crescimento de 22% em 2022 e mais 22% em 2023. Onde está a preocupação?

Primeira preocupação: 2021 registrou inflação de 10.1% e os empresários de TI só conseguiram repassar, em média, 7,5% para os clientes gerando uma redução de 2.6% na margem. Os empresários também acham que 2022 e 2023 terão 10.3% de inflação. Isto significa uma perda acumulada de 8.5% de margem em 3 anos.

Segunda preocupação: o mercado de TI sofre, há anos, com a falta de mão de obra. Neste momento o desbalanceamento de oferta e procura está inflacionando os salários e os empresários não conseguem repassar 100% deste aumento de custos para seus clientes. Estima-se uma perda de margem de 16,1% considerando-se os dois efeitos inflacionários. A maioria dos empresários acha que a falta de mão de obra é um problema de RH, mas está longe disto, é um problema para ser tratado pelo CEO e diretores com grande impacto financeiro. 

Terceira preocupação: as empresas de TI com faturamento anual menor de R$ 16 milhões cresceram menos do que a média de mercado em 2021. Estas empresas não tem uma gestão muito eficiente sobre MARGEM ou EBITDA. Muitas delas sequer tem 16,1% de margem e correm o risco de serem atropeladas por um grande trem silencioso.

Quarta preocupação: metade das revendas e integradores de TI oferecem produtos e serviços tradicional (on-premises), elas têm muita dificuldade em entender o modelo NUVEM e mudar seu modelo de negócios e modus operandi. 25% das empresas de desenvolvimento de software ainda oferece seu produto de maneira tradicional (on-premises), a maioria não sabe se terá como bancar os investimentos necessários da modernização tecnológica. As empresas de ofertas on-premises estão crescendo bem abaixo da média de mercado e com baixas margens.

O jogo mudou. O empresário que quer continuar jogando terá que pilotar um avião com duas turbinas. A turbina 1 é a receita recorrente que é um dos grandes benefícios de quem oferece produtos e serviços em Nuvem. A turbina 2 é MARGEM, ou seja, como fazer mais com menos e como fazer melhor. Aumentar a margem em um ambiente inflacionário e com tamanha falta de mão de obra é duplamente difícil. 

Os empresários de TI estão buscando eficiência operacional com uso intenso de processos, automatizando e robotizando tudo o que é possível dentro das empresas, e usando tecnologias que permitam o aumento de produtividade. Os empresários estão criando alternativas de treinamento e capacitação para que o "on-boarding" de novos contratados seja mais rápido e barato.

Neste momento de transição, o empresário tem que analisar o mercado (oportunidades e ameaças), redesenhar o modelo de negócios para atender a demanda de maneira diferenciada, escolher corretamente a carteira de ofertas, estabelecer um plano com estratégias e ações, estruturar as áreas de marketing e vendas, ter grande disciplina na execução do plano, pensar em inovação, ter velocidade para planejar, executar, aprender e ajustar o plano o mais rápido possível.

Além disto, o empresário terá que preparar marketing e vendas para vender em um ano onde o cliente terá muitas desculpas para não comprar (guerra, eleições, copa). 

São muitas mudanças e muitos investimentos. Você pode entender como sendo investimentos que saem da sua margem atual, ou como investimentos que vão garantir sua margem futura.
 

Dagoberto Hajjar

Sobre as pesquisas

A ADVANCE faz, trimestralmente, uma pesquisa no mercado de TI para analisar a percepção dos empresários com o momento de mercado. Fazemos esta pesquisa desde 2008 e os dados históricos nos permitem estabelecer algoritmos de tendências, ajudando a estabelecer previsões.

 

Temas que são abordados nesta pesquisa trimestral:

  • Resultados financeiros das empresas de TI em nos últimos 2 anos

  • Investimentos feitos em quadro de colaboradores, marketing e vendas até o momento

  • Expectativas para o crescimento da economia e mercado de TI para os próximos 3 anos

  • Principais estratégias adotadas pelas empresas de TI

  • Investimentos previstos em quadro de colaboradores, marketing e vendas

  • Variáveis internas e externas que estão tirando o sono dos empresários de TI

  • Características das empresas de TI com alta taxa de crescimento

Receba as publicações e mensagens

Cadastre-se para receber publicações e mensagens da ADVANCE (opt-in)