iMonitor IT (Brazil IT market survey)
Estudo Trimestral do Mercado Brasileiro de TI
Novembro de 2023
2023 e 2024 serão excelentes para o mercado de TI
O segundo trimestre de 2023 foi mais fraco do que o esperado. As empresas ficaram inseguras e colocaram os investimentos de TI em "freeze" (congelamento). A boa notícia é que os orçamentos do ano não foram cortados. O terceiro trimestre de 2023 apresentou crescimento de 25% sobre o mesmo período do ano anterior e fecharemos 2023 com 23,2% de crescimento.
2021 e 2022 tiveram um crescimento de, respectivamente, 23%. Para 2024, os empresários de TI estão projetando um crescimento de, novamente, 23%. Parece, então, que “23” virou o novo padrão de crescimento em TI no Brasil, bem longe dos momentos difíceis em 2015 e 2016, com 3 a 4% de crescimento e inflação acima de 10%.
Temos muitos fatores contribuindo para este momento de exuberância, a despeito de termos guerra na Ucrânia e no Oriente Médio, incertezas na China e eleições nos USA, e insegurança tributária no Brasil.
O primeiro fator é um déficit de tecnologia acumulada ao longo de mais de 15 anos onde as empresas, no Brasil, investiram menos do que a média dos países desenvolvidos. Neste momento as empresas estão investindo em TI para terem melhor competitividade e produtividade, em especial, as empresas de porte médio e pequeno. O segundo fator é que a NUVEM, que foi fundamental durante a pandemia, está gerando uma série de investimentos adicionais em serviços de arquitetura, desenho, gestão de custos e governança, sustentação e cybersegurança. O terceiro fator é a melhora em telecomunicações e 5G, conectando empresas, colaboradores e consumidores, computadores, celulares, TVs e uma infinidade de dispositivos IoT (Internet das Coisas).
Em 2023 teremos 11% das empresas de TI crescendo mais de 50% no ano. São empresas que fizeram muito bem sua lição de casa, estudando o mercado, estabelecendo boas estratégias e tendo disciplina na execução. São empresas que deixaram o mundo generalista e adotaram um foco de especialização e diferenciação. São empresas que se preocupam com eficiência em marketing, vendas e operações, estabelecendo processos, procedimentos, automatizando e robotizando tudo o que é possível. São empresas que estão usando AI (inteligência artificial) e GenAI (inteligência artificial generativa) para melhorar sua eficiência e como componente dentro de suas ofertas para o mercado.
As empresas de hardware e software tradicionais (on premises ou com terminal services) estão com taxa média de crescimento de 13%, ou seja, um oceano vermelho exigindo mudanças.
Muito do software, que está hoje no mercado, terá que ser redesenhado para os novos padrões de nuvem incluindo containers e micro-serviços. É um investimento enorme e as empresas precisarão de ajuda para modernizar o produto. E já que o produto será modernizado, então, faz todo o sentido repensar funcionalidades e novas formas de uso, integração ou monetização.
Os marketplaces de TI estão ganhando importância com ofertas de software e serviços, e serão um intermediário relevante entre fornecedores e consumidores, fazendo gestão de contratos e pagamentos.
AI e GenAI estão sendo incorporados nos softwares e farão parte do dia-a-dia das empresas e das pessoas, mas existe um caminho incluindo o desenho de processos e procedimentos, automação e robotização, e um cuidado muito especial com “dados”.
Enfim, 2023 e 2024 serão anos exuberantes para o mercado de TI. Crescer em um mercado exuberante é fácil, o difícil é crescer mais do que o seu concorrente.

Sobre as pesquisas
A ADVANCE faz, trimestralmente, uma pesquisa no mercado de TI para analisar a percepção dos empresários com o momento de mercado. Fazemos esta pesquisa desde 2008 e os dados históricos nos permitem estabelecer algoritmos de tendências, ajudando a estabelecer previsões.
Temas que são abordados nesta pesquisa trimestral:
-
Resultados financeiros das empresas de TI em nos últimos 2 anos
-
Investimentos feitos em quadro de colaboradores, marketing e vendas até o momento
-
Expectativas para o crescimento da economia e mercado de TI para os próximos 3 anos
-
Principais estratégias adotadas pelas empresas de TI
-
Investimentos previstos em quadro de colaboradores, marketing e vendas
-
Características das empresas de TI com alta taxa de crescimento