iMonitor IT (Brazil IT market survey)

Pesquisa do Mercado Brasileiro de TI

Estamos coletando os dados sobre
o primeiro trimestre de 2021

Participe!

Em retribuição por sua participação, enviaremos o resultado da pesquisa, assim que ela for concluída

Nesta edição, nossa pesquisa será especial, pois contamos com o apoio e patrocínio da Sky.One para interpretar os dados sobre o mercado de NUVEM.

A Sky.One é uma empresa líder em transformação de fabricantes de software para Nuvem. 
Tendo apoiando mais de 400 fabricantes de software nesta jornada.
Saiba mais sobre como levar seu software para nuvem na página da Sky.One:

https://skyone.solutions/seja-parceiro/ 

Resultado da pesquisa feita em Janeiro de 2021

flagusa.jpg

2020 foi um ano surpreendente e 2021 será exuberante

O mercado de TI fechou 2020 com 10,4% de crescimento sobre o ano anterior. Eu realmente não achei que 2020 seria tão bom, e estou ainda mais impressionado com o resultado da nossa recente pesquisa onde os empresários de TI registram suas expectativas para 2021.

 

Em Abril estávamos todos desesperados, com compradores e vendedores trancados dentro de casa, e sem saber o que ia acontecer. As empresas maiores já sabiam como trabalhar, de maneira remota, com seus colaboradores e terminaram o ano 12,9% de crescimento. As empresas menores patinaram muito até aprender a trabalhar de maneira remota e terminaram o ano com 10,2% de crescimento.

 

Com em todo ano desafiador, tivemos uma polarização com 17% das empresas tendo resultados piores do que 2019, e 76% das empresas com resultados melhores do que em 2019 e, em especial, um grupo de 13% das empresas com taxa de crescimento acima de 30%.

 

E como será 2021?

 

Curiosamente, nesta pesquisa, apareceu o efeito que chamamos de "cautela generalizada", que já havia aparecido nas pesquisas de Janeiro de 2017 e Janeiro de 2019, e que faz os empresários serem bem mais cautelosos e conversadores em suas expectativas de crescimento do mercado. Eles estimaram um crescimento de 11% para o mercado de TI em 2021, contudo, acham que suas empresas crescerão bem acima da média de mercado, chegando a 22,2% de crescimento.

 

Eu faço estas pesquisas no mercado de TI desde 2008, então eu consigo dizer, com muita propriedade, que nem os 11% nem os 22% estão certos. Minha previsão é que o mercado encerre 2021 com 14% de crescimento, o que é um resultado exuberante. Existem, no mínimo 10 fatores, que juntos criarão um ambiente extremamente favorável para a venda de tecnologia.

 

As empresas que vendem produtos e serviços em nuvem estão prevendo taxas de crescimento muito acima de 30%. Quem vende infra-estrutura como serviço (IaaS) prevê mais de 50% de crescimento. E o percentual do faturamento que virá da venda de produtos e serviços crescerá de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2021.

 

As empresas de TI estão prevendo fortes investimentos em contratações, marketing e vendas, sinalizando suas crenças de que 2021 será um ano de grande oportunidade. É a segunda vez que vemos um quadro com tamanha expectativa de investimentos. A primeira vez foi no começo de 2020, quando os empresários esperavam um crescimento de 20% no ano e, por conta disto, estavam prevendo investimentos altos em colaboradores, marketing e vendas.

 

Um fato que vale a pena destacar na pesquisa, é que as empresas de TI menores sofreram mais em 2020, mas aprenderam a trabalhar de maneira diferentes e são as que estão projetando taxas de crescimento maiores para 2021.

 

O mercado consumidor aprendeu, com a crise, que tecnologia é fundamental para a sobrevivência e crescimento. Os projetos de transformação digital foram muito acelerados. As empresas consumidoras menores fizeram o mínimo necessário para a sobrevivência em 2020, mas terão que fazer os investimentos corretos e adequados em tecnologia neste ano, abrindo uma grande oportunidade para quem vende tecnologia para o mercado SMB.

 

Estamos frente a uma enorme onda de oportunidade, para as empresas que estiverem treinadas e preparadas para surfar...

 

Dagoberto Hajjar

CEO - ADVANCE Consulting

Sobre as pesquisas

A ADVANCE faz, trimestralmente, uma pesquisa no mercado de TI para analisar a percepção dos empresários com o momento de mercado. Fazemos esta pesquisa desde 2008 e os dados históricos nos permitem estabelecer algoritmos de tendências, ajudando a estabelecer previsões.

 

Temas que são abordados nesta pesquisa trimestral:

  • Resultados financeiros das empresas de TI em nos últimos 2 anos

  • Investimentos feitos em quadro de colaboradores, marketing e vendas até o momento

  • Expectativas para o crescimento da economia e mercado de TI para os próximos 3 anos

  • Principais estratégias adotadas pelas empresas de TI

  • Investimentos previstos em quadro de colaboradores, marketing e vendas

  • Variáveis internas e externas que estão tirando o sono dos empresários de TI

  • Características das empresas de TI com alta taxa de crescimento

Receba as publicações e mensagens

Cadastre-se para receber publicações e mensagens da ADVANCE (opt-in)

© 2002-2021 ADVANCE Consulting (ADVANCE Marketing Ltda.)

R. Afonso Bras 473 - 1 andar - Vila Nova Conceição, SP/SP

(11) 3044-0867 - advance@advanceconsulting.com.br

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • YouTube Classic
  • LinkedIn App Icon
  • Blogger App Icon
  • Instagram