Profit Margin
aumento da margem de lucro
A margem de lucro é o principal combustível das empresas e deveria ser, periodicamente, analisada em busca de melhorias.
Nesta consultoria vamos olhar os 2 macro-vetores de composição de lucro: Receitas e Despesas. A discussão de receita envolve aspectos mais estratégicos como elaboração de novos produtos ou empacotamentos, ou criação de valor para o mercado. Já na discussão de despesas olhamos os aspectos operacionais e os "comedores" de eficiência em processos ou alocação de pessoas
Ao final do projeto a empresa terá um plano com estratégias para reduzir os "consumidores de margem" em cada uma das áreas, estratégias de marketing e vendas para criar e posicionar ofertas mais rentáveis, estratégias para aumento de eficiência em operações, e um plano de ações para EVOLUIR sua margem de lucro
Principais temas debatidos nesta consultoria
Análise de margem por área
Identificação de "consumidores de margem"
Discussão de preço: custos, percepção de mercado, concorrência e estratégia da empresa
Marketing
Estamos com os produtos certos, empacotamentos certos, preços certos?
Estamos mercado-alvo certo?
Vendas
Desconto médio aplicado nos últimos meses
Temos discurso de VALOR para evitar descontos?
Temos ofertas-satélite para aumentar o ticket médio?
Temos "gifts" para dar ao invés de descontos?
Operações
Qual nossa eficiência operacional?
O que podemos criar de elementos replicáveis?
O que podemos automatizar ou robotizar?
Onde podemos aplicar AI/GenAI?
Plano de ações
Principais KPIs debatidas nesta consultoria
Vendas, faturamento
EBITDA
DRE e despesas
MRR (Monthly Recurring Revenue)
ARR (Annual Recurring Revenue)
RNM (Recurring Net Margin)
Alocação de horas de profissionais de serviços e operações
Consultoria e implementação
Em todas as nossas consultorias temos a etapa de discussões, elaboração da estratégia e do plano de ações, e do acompanhamento da execução do plano - para dar apoiar o nosso cliente em todos os momentos de implementação da estratégia