Conversando com o Tio Salim sobre Vendas
36. Iniciativa & Persistência
Ative o áudio do vídeo
Hoje vou contar um pedaço da minha história de vendedor.
Lá por 1990, eu fui contratado na Microsoft para ser gerente de vendas para o mercado financeiro. Eu nunca havia trabalhado com vendas antes, mas havia trabalhado 12 anos em grandes bancos multinacionais e conhecia muita gente desse mercado.
Logo na primeira semana marquei de visitar “vários amigos” em um dos maiores bancos brasileiros. Entre “olás” e apertos de mãos, uma das pessoas sinalizou “aquele senhor é o nosso diretor”. Não tive dúvidas, fui rapidamente até lá, me apresentei e já engatei um discurso de que achava que o banco deveria instalar os produtos da Microsoft nas agências, pois isso traria grande ganhos e benefícios para os clientes e para a o próprio banco. O diretor deu uma risada, virou de costas e foi embora.
O pessoal do banco veio correndo para me avisar que eu tinha quebrado, no mínimo, uma dúzia de regras e protocolos. Eu não entendi muito o “protocolo” porque tinha trabalhado em bancos multinacionais onde existe a política de “portas abertas” com acesso liberado para quem tiver algum assunto pertinente.
Na semana seguinte fui visitar, novamente, o banco. Vi o diretor ali em uma salinha e não resisti, fui dar “bom dia” e aproveitei para falar que eu tinha instalado servidores de rede nas agências de outro banco com grande sucesso e benefícios para os clientes e para o banco e sai rapidinho da sala.
Fiz isso mais 3 semanas até que um dia ele falou comigo! Disse “Menino, vamos fazer um acordo. Vou te dar equipamentos e recursos para você instalar seus produtos e simular uma mini-agência, mas você só volta aqui quando estiver tudo funcionando”.
Aceitei o desafio. Voltei para a Microsoft radiante e contei para o meu chefe Jorge - um dos profissionais mais brilhantes que já conheci. Ligamos para a matriz nos Estados Unidos para acertar detalhes e veio um grande balde de água fria. Disseram que os produtos não haviam sido instalados em nenhum grande projeto de automação de agências e que o Brasil não seria o primeiro. Eles não teriam como dar suporte ao teste da mini-agência.
O Jorge tinha um quadro pendurado na parede com as palavras “Iniciativa & Persistência”, assinado Bill Gates. Olhamos para o quadro, rimos muito e resolvemos topar a briga com nossos próprios recursos.
Foram nove meses de muito trabalho, muita dor de cabeça e vários desânimos. Tinha horas em que nada funcionada e parecia não ter luz no final do túnel. A gente olhava o quadro, respirava fundo e voltava para a briga.
Um dia funcionou!!!
Funcionou por uma semana inteira e a equipe do banco estava muito satisfeita!!!
Não tive dúvidas, corri na sala do diretor. Ele nem lembrava mais da minha cara. Falei da promessa e do projeto. Ele ouviu e pediu para que eu voltasse em uma semana.
Depois de dois dias o diretor do banco ligou para o Presidente da Microsoft no Brasil, falou que a equipe dele estava muito satisfeita e que ele estava propenso a assinar um acordo não só para o projeto de automação de agências mas para todas as áreas do banco, desde que, o Bill Gates viesse visitar o banco.
Bom, o Bill veio para o Brasil, e assinou o maior contrato do mundo da Microsoft com uma empresa do mercado financeiro. Na hora de assinar, o diretor do banco disse ao Bill “vocês conseguiram o contrato por conta do excelente trabalho da sua equipe”.
Meu chefe Jorge, extremamente rápido habilidoso, brincou com o Bill “o mérito é seu e do seu quadro Iniciativa & Persistência”.
Vou ser muito honesto com vocês. Eu não sei se hoje eu faria a mesma coisa. Na época eu era jovem, com muita energia. Estava trabalhando numa empresa que também era jovem e com muita energia. A combinação foi perfeita. A gente vai envelhecendo e ficando mais cauteloso.
“PERAÍ” gritou o Tio Salim “a gente não para porque ficou velho, a gente fica velho porque para. Vender é empreender. Tenho certeza que você faria tudo de novo. Está no sangue. Era uma excelente oportunidade. Muito dinheiro em cima da mesa. Muito risco, mas muito dinheiro. E que vendedor que não gosta disso? Iniciativa & Persistência é uma lição de vida!”
E olha aí meu Tio Salim me dando lição. E com toda a razão !!!
Controles dos capítulos