Conversando com o Tio Salim sobre Vendas
1. Introdução
Ative o áudio do vídeo
Domingo de muito sol. Fui almoçar na casa do Tio Salim. Tia Julia cozinhava muito bem. Mesa farta como sempre. Muito quibe, esfiha e tabule, e também varenike e guefilte levados pelo meu Tio Jacob.
Os almoços são sempre muito divertidos. Existe uma única regra: “não falar de negócios na mesa”. Temos que explicar essa regra. Para minha família “não falar de negócios na mesa” significa que um familiar não pode comprar ou vender alguma coisa de outro familiar na hora das refeições. Segundo minha tia, essa coisa de comprar ou vender em família sempre dá briga. Sabe como é... parte da família é árabe e parte é judia. Claro que você já viu árabes e judeus negociando. A coisa sempre fica “quente”.
A regra de “não falar de negócios na mesa” não se aplica a falar sobre as empresas de cada um - isso sim pode! Aliás, a maior diversão da família é ficar metendo o bedelho nos negócios um do outro.
“Sobrinho, habib, você tem que ensinar o meu filho Emir a vender” disse o Tio Salim com seu sotaque forte.
“Ele precisa de muita ajuda lá na empresa dele. Eu poderia ajudar porque sou muito bom em vendas, mas ele não me ouve. Quando eu tinha doze anos eu já vendia camelos lá na Síria. Com quatorze anos eu estava aqui no Brasil vendendo gravatas na feira. Tive que aprender a falar português muito rápido. Aos 16 anos de idade eu já era um dos melhores vendedores da Rua 25 de Março. Eu acho que EU podia ensinar essa garotada a vender, mas estou sem tempo. Dago, acho que você tem mais tempo...além de ter material para o treinamento, com exercícios, com uma metodologia bem definida e com ferramentas e instrumentos para apoiar o processo de vendas. Dago, você topa ensinar a garotada? ”.
Eu não tive nem tempo de responder e a garotada já tinha me eleito como instrutor de vendas da família. Olhei para minha esposa e ela estava rindo da enrascada em que eu estava metido.
Bom, foi desta forma que saíram as reuniões semanais para que eu ensinasse vendas para a garotada e foi assim que nasceu esse treinamento.
Ah....o Tio Salim se ofereceu para participar das aulas. Na verdade, não foi exatamente uma oferta, foi mais uma imposição
“Bom, gente, então começaremos as aulas hoje ou na segunda-feira? ” disse o Tio Salim.
Controles dos capítulos