Mensagem para os participantes de treinamentos

Prezado participante,

 

Nos próximos dias você estará participando de um de nossos treinamentos. Vamos aproveitar este tempo para passar algumas dicas que aprendemos ao longo de mais de 20 anos que ministramos treinamentos.

 

1. Regra de ouro: taxa de absorção

A regra mais importante de um treinamento é fazer com que o participante absorva a maior quantidade possível de conteúdo e possa aplica-lo no seu dia-a-dia. Então, usamos muitas técnicas e recursos para aumentar a absorção.

 

2. Forma de aprendizagem

Nem todos os participantes aprendem da mesma maneira. Alguns participantes, para conseguirem reter melhor as informações, precisam ler o material, alguns precisam escrever ou rascunhar, e alguns precisam perguntar e interagir, e alguns poucos conseguem reter somente ouvindo. Você tem que identificar qual a sua forma preferencial de reter informações. Talvez você precise imprimir a apostila do treinamento para fazer anotações. Talvez você queira criar páginas ou fichas com suas anotações. Se você vai seguir o treinamento no celular, então, provavelmente sua taxa de absorção será muito menor porque você perderá muito do conteúdo dos slides.

 

3. Capítulos

Nossos treinamentos estão separados em capítulos. Cada capítulo com um tema ou um assunto. Fazemos isto para que o participante consiga organizar melhor o conteúdo que está sendo absorvido. Ao final de cada capítulo fazemos o que chamamos de checagem do entendimento e checagem emocional para saber o que os participantes entenderem, se estão seguindo o treinamento, e se estão gostando do conteúdo. Essa técnica aumenta significativamente a taxa de absorção, então, use este tempo para interagir com o instrutor e com os demais participantes. Diga os pontos que foram mais importantes e impactantes para você.

 

4. Regra de ouro: aplicabilidade

A segunda regra mais importante nos treinamentos é aplicabilidade. O participante tem que identificar como e onde ele vai aplicar os conhecimentos que estão sendo transmitidos. Uma dica excelente é escrever o nome de 2 ou 3 clientes antes de começar o treinamento e, a cada instante estar pensando:  “como eu aplicaria o que estou vendo nestes 2 ou 3 clientes?” Ao final do capítulo aproveite para escrever uma frase de "o que vou aplicar" para cada um dos clientes que você nomeou. Compartilhe com o instrutor para ver se você está no caminho certo. Você vai terminar o treinamento com um plano de trabalho excelente para aumentar o seu desempenho.

 

5. Visionários

10% dos participantes são o que chamamos de visionários. Eles assistem ao treinamento e conseguem ter uma quantidade enorme de ideias de melhorias para sua carreira e para sua vida. Eles aplicam a regra de ouro de "aplicabilidade" em cada um dos slides e de maneira muito abrangente. O treinamento, para os visionários, é um momento para pensar e ter grandes ideias, e o conteúdo do treinamento serve como um grande guia. Muitos visionários pagam o treinamento do próprio bolso porque entendem o VALOR que isto trará para suas vidas.

 

6. Refratários

As teorias de aprendizagem dizem que um pouco mais de 10% dos participantes são refratários a novos conhecimentos e vão para o treinamento totalmente "fechados". Entre os principais motivos estão o medo de mudanças, a dificuldade em fazer a ligação entre o conteúdo e aplicabilidade e o que a teoria chama da "maldição do conhecimento", ou seja, o profissional que acha que sempre fez de um jeito e este é o único jeito de se fazer.

Nossa recomendação: vá para o treinamento "aberto", não tenha medo de mudanças e peça ajuda para o instrutor para mostrar a aplicabilidade do conhecimento.

 

7. Faça o investimento valer a pena

Alguns participantes vão para o treinamento e não conseguem deixar de pensar "na pilha de problemas que tem para resolver". A cabeça está tão cheia que eles simplesmente não conseguem absorver o conteúdo e aplicar a regra de ouro de "aplicabilidade".

O treinamento é para você "afiar o machado". Com o machado bem afiado você vai conseguir cortar a madeira muito mais rápido. Aproveite ao máximo. Interaja com o instrutor. Escreva para aumentar a taxa de absorção. Crie um plano de ações com as ideias que você teve e olhe para este plano todos os dias durante 2 semanas. Use a regra de ouro da "aplicabilidade".

Alguns participantes começam a ler e-mail durante o treinamento e simplesmente "perdem o fio da meada".

Faça o investimento valer a pena para sua empresa, mas melhor ainda, faça valer a pena para sua carreira.

Dagoberto Hajjar

CEO - ADVANCE Consulting