top of page

Marketing to Sales

marketing orientado a vendas

A metodologia de "Planejamento integrado de ações de marketing e vendas" integra as duas áreas, tendo o funil de vendas como elemento central. Todas as ações e atividades de marketing passam a estar alinhadas com as necessidades de vendas, ajudando a aumentar o número e o valor das negociações fechadas, aumentar a taxa de aproveitamento em cada etapa do funil e aumentar a velocidade com que a transação passa pelo funil. Marketing passa, então, a ter como objetivo o número de transações convertidas em vendas, e terá ações e atividades para cada uma das etapas do funil de vendas, não somente gerando demanda e oportunidades, mas aumentando a taxa de conversão e reduzindo o ciclo das vendas.

Ao final do projeto a empresa terá um plano com estratégias, posicionamento e diferencial competitivo, objetivos de vendas e metas para cada uma das etapas do funil, baseado na taxas de conversão, ticket médio e ciclo médio de vendas, táticas de abordagem aos clientes e um plano de ações para EVOLUIR seu marketing, gerando impactos diretos em vendas

Principais temas debatidos nesta consultoria

Estratégia inicial

  • O que você vende? (produtos e serviços oferecidos ao mercado)

  • Para quem você vende? (mercado-alvo)

  • Qual o seu posicionamento? Qual sua mensagem de elevador?

  • Através de quem você vende? (direto e canais de vendas e distribuição)

Problemas identificados - Lista de problemas (quais os problemas do cliente que você resolve?)

Estratégia centrada no cliente - Como deveria ser o seu cliente ideal? (ICP = Ideal Customer Profile)

Objetivos para o próximo ano

  • Total de vendas esperado para o próximo ano comercial (base e "receita nova")

  • Ticket médio dos negócios e ciclo médio de vendas

  • Número de negócios e clientes que serão necessários para atingir o objetivo de "receita nova"

Velocidade e taxa de conversão do funil

Revisão do material de marketing (website, folhetos, PPTs para equipe de vendas, etc.)

Táticas para novos clientes

  • Nome de novos potenciais (como achar o nome dos potenciais clientes?)

  • Posicionado na categoria (como se tornar reconhecido como fornecedor na categoria?)

  • Interesse estabelecido (como despertar o interesse do potencial cliente?)

  • Carência reconhecida (como fazer o cliente expressar seu problema?)

  • Necessidade acordada (como fazer o cliente explicitar que a solução atende suas necessidades?)

  • Ofertas entendidas (como fazer o cliente concordar que a proposta está dentro do esperado?)

  • Preferência formada (como fazer o cliente mostrar que prefere sua solução?)

  • Decisão tomada (como fazer o cliente decidir sobre a sua solução?)

Táticas de venda na base

Plano de ações

Principais KPIs debatidas nesta consultoria

  • MRR (Monthly Recurring Revenue), ARR (Annual Recurring Revenue) e RNM (Recurring Net Margin)

  • Venda na base x venda para novos clientes (new logos)

  • Curva ABC de vendas por cliente

  • Mix de produtos (venda por produto)

  • CLTV (Customer LifeTime Value)

  • Campanhas de marketing, geração de demanda e de oportunidades (leads)

  • Número de clientes publicamente referenciáveis

Consultoria e implementação

Em todas as nossas consultorias temos a etapa de discussões, elaboração da estratégia e do plano de ações, e do acompanhamento da execução do plano - para dar apoiar o nosso cliente em todos os momentos de implementação da estratégia

bottom of page