Como fazer uma apresentação usando storytelling
Nos últimos meses comprei vários livros sobre "técnicas de apresentação" e até me inscrevi em um curso de roteirista. Estou impressionado como alguns pequenos detalhes na elaboração e na exibição de uma apresentação fazem uma mudança tão grande na compreensão e absorção de quem está assistindo. Muitas das táticas eu já usava, mas levei anos para desenvolvê-las. Se eu tivesse tido acesso aos livros antes, eu teria economizado muito tempo e energia. Vou dar algumas táticas para que você possa fazer uma apresentação com grande sucesso.
Tática1 - "So what?" (e dai?) - você deve mostrar para cada um dos participantes a importância, a utilidade e a aplicabilidade, do que está sendo apresentado, para o desenvolvimento das tarefas e cumprimento das metas dele. Nenhum dos participantes pode ficar com a frase "o que isto tem a ver com o meu trabalho?" na cabeça.
Tática 2 - "Don't make me think" (não me faça pensar) - você quer que os participantes fiquem com a atenção totalmente dedicada a você, então, você não pode deixar que o participante "pare para pensar". Se você colocar um valor em Euros, os participantes vão querer fazer a conversão e você vai perde-los por alguns segundos preciosos. Se você colocar uma tabela grande, os participantes vão querer ler tudo e você vai perde-los por mais alguns segundos ou minutos. Se o participante não entender a aplicabilidade, para o seu trabalho, do que está sendo apresentando, então ele vai ficar tentando achar a conexão e você vai perde-lo por vários minutos. Se o participante tiver que cruzar informações, ele poderá se perder tanto que não conseguirá acompanhar o resto da apresentação.
Tática 3 - "Mantra" - queremos que os participantes saiam da apresentação com a "mensagem-chave" grudada em suas memórias, então, algumas vezes usamos a tática do "mantra" para que uma mensagem seja repetida várias vezes durante a apresentação. É o mesmo efeito do refrão daquela música que você não consegue parar de cantarolar.
Tática 4 - "Not a book" (não é um livro) - você quer que os participantes tenham muito foco na sua mensagem. O design é muito importante. Deixe de lado as pontuações típicas de um livro como ponto e vírgulas, e até mesmo o ponto no final das frases. Limpe o máximo que puder.
Tática 5 - "177" - apresente apenas 1 ideia por slide com no máximo 7 linhas e, no máximo, 7 palavras por linha. Alguns apresentadores mais arrojados usam a regra 133, 1 ideia, 3 linhas, 3 palavras por linha.
Tática 6 - "Maldição do conhecimento" - esta maldição acontece em duas situações. Na primeira situação temos o profissional usando um monte de termos técnicos e jargões como se fossem de domínio completo dos participantes - que não entendem o que ele está falando, não vão perguntar e ainda vão achar ele arrogante. Para explicar a segunda situação vou usar o exemplo de um médico.
Você entra, ele faz 30 perguntas e fala que você está com dengue. Entra o segundo paciente que está com os mesmos sintomas, o médico faz 10 perguntas e diz que ele está com dengue. Entra o terceiro paciente com os mesmos sintomas. O médico sabe que há uma epidemia na região, então, faz 1 pergunta e diz para o paciente que ele está com dengue. Você acha que o paciente se sentirá confortável? Acreditará no médico? Claro que não!
Tática 7 - "Keep it simple" (faça o simples). Aqui lembro de uma propaganda bem emblemática que mostrava um ovo com o texto "seu cérebro", logo abaixo estava uma frigideira com o texto "drogas", e logo abaixo o ovo estalado e fritando com o texto "seu cérebro com drogas". Simples assim. Lembro também de uma apresentação brilhante de um vendedor: no slide 1 apareceu " João perde 15 segundos esperando em frente a tela do computador para a transação processar". Slide 2 aparece "São 300 transações por dia, então, João perde 1 hora e 15 minutos por dia". Slide 3 aparece "Existem 20 colaboradores como o João, então, a empresa perde 25 horas de trabalho por dia". Slide 4 aparece "Com o nosso sistema a equipe passará de 20 para 17 colaboradores, fazendo o mesmo trabalho".
Algumas poucas táticas. Algumas poucas ideias. E apresentações muito mais eficiente. Simples assim.